Outubro

poster filme outubro
título original: Oktyabr
gênero: Drama, Guerra
duração: 1h 35 min
ano de lançamento: 1928
estúdio: Sovkino
direção: Grigori Aleksandrov, Sergei M. Eisenstein
roteiro: Grigori Aleksandrov, Sergei M. Eisenstein, Boris Agapow, John Reed
fotografia: Eduard Tisse


A trama conta um período importante da história da Rússia, e do mundo: o fim da monarquia, a entrada do governo provisório e a queda desse.

Com um tom muito próximo ao de um documentário, Sergei M. Eisenstein conseguiu reconstruir as cenas de batalhas nos locais exatos em que aconteceram sem usar de registros documentais da época, apenas com grandes produções lotadas de figurantes.

O convite lhe foi feito após o sucesso de "O Encouraçado Potemkin" com o chegar do 10º aniversário da vitória bolchevique. Porém, o pessoal da época não se entusiasmou muito com a produção artística e um pouco confusa.

Realmente, se você cair de para-quedas nesse filme ficará um pouco difícil de acompanhar a trama histórica com profundidade. Mesmo assim, as construções das cenas, cheias de iconoclastias e simbolismos, são de encher os olhos. Atenção principalmente para a cena da ponte se elevando, com pessoas e animais mortos sobre ela, é poderosa e mexe profundamente com as emoções. (diria que tão impactante quanto a da escadaria em "O Encouraçado Potemkin")

Para muitos pode soar apenas como uma propaganda comunista, não que não seja, mas tentando ver com os olhos do diretor à época, pode-se enxergar a produção de alguém que acreditava que um novo mundo estava surgindo.

Sua importância histórica fica clara e também o porquê está no "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Filme completo:

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...