terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Whiplash - Em Busca da Perfeição

título original: Whiplash
gênero: Drama
duração: 1h 47 min
ano de lançamento: 2014
estúdio: Bold Films
direção: Damien Chazelle
roteiro:  Damien Chazelle
fotografia: Sharone Meir
direção de arte: Melanie Jones

Andrew é um jovem baterista que sonha em ser o melhor de sua geração. Quando chama a atenção do grande mestre do jazz, Terence Fletcher, ele vê sua grande oportunidade chegar. Mas o mestre é impiedoso e não mede limites para fazer com que seus músicos dêem o melhor de si. Esse relacionamento abusivo fará com que seu sonho acabe virando uma obsessão.
Poderia dizer que o roteiro trata muito sobre esforço, dedicação. Mas, mais do que isso, a trama desenvolve muito profundamente a relação entre professor e aluno; e a maneira polêmica que ele usa para motivá-los.
Os closes dos instrumentos, dos machucados nas mãos, das caras de sofrimento de Andrew. Tudo isso casado com ambientes fechados, claustrofóbicos, e uma trilha sonora de primeira.
J.K. Simmons faz aquele personagem que a gente adora odiar. Queremos que ele se dê um pouco mal, mas não que ele suma. Mais do que merecido o Oscar por essa atuação.
O filme te prende, do começo ao fim. E quando chega no fim, toda aquela ansiedade, frustração e raiva que você vai construindo junto ao personagem principal é descontada de forma magistral. Que cena final senhoras e senhores, quase épica. Um deleite para os ouvidos, olhos e alma.

CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO

Poster e Ficha Técnica: IMDb

Nenhum comentário:

Postar um comentário