Drácula

poster filme drácula 1931
título original: Dracula
gênero: Terror
duração: 1h 25 min
ano de lançamento: 1931
estúdio: Universal Pictures
direção: Tod Browning
roteiro: Bram Stoker, Hamilton Deane, John L. Balderston, Garrett Fort, Louis Bromfield, Tod Browning, Max Cohen, Dudley Murphy, Louis Stevens
fotografia: Karl Freund
direção de arte: John Hoffman, Herman Rosse


Um agente imobiliário viaja até a Transilvânia para atender a um cliente, Conde Drácula, que deseja adquirir um imóvel na Inglaterra. Ele acaba se tornando vampiro e escravo de Drácula, que passa a provocar o terror na região de sua nova propriedade. Somente o doutor Van Helsing poderá desvendar o mistério.

Um clássico do terror que lançou Bela Lugosi para o mundo, o que foi bom e ruim ao mesmo tempo, pois o ator ficou marcado como sendo "ator de um personagem só". Independente disso, não acredito que a fama seja à toa, seu Drácula com certeza serviu de referência para muitos outros "monstros" que vieram no futuro.

O filme não tem trilha sonora, algo que não existia na época, mesmo assim diria que o silêncio ajuda a construir as cenas de suspense.

A fotografia é o ponto alto pra mim, por ter muita influência do expressionismo alemão.

As interpretações são completamente teatrais, o que acredito já ser esperado em um filme da década de 30. E, por mais que Lugosi seja o nome mais relacionado a esse filme, para mim quem rouba mesmo a cena Dwight Frye, fazendo um vampiro louco comedor de moscas.

Lógico que para quem, assim como eu, cresceu vendo filmes como "Pânico" "Eu Sei o que vocês fizeram no verão passado", Drácula não assustará muito. Mas a maior experiência é tentar se colocar na pele de alguém da época e entender as origens do gênero. Assim, você entenderá porque esse filme está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

Alguns fatos interessantes à parte: Bela Lugosi foi enterrado com o traje de Drácula; e a locação do filme era dívida com outra produção - mexicana - do mesmo roteiro, uns filmavam de dia, outros de noite.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...