quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

O Jovem Frankenstein

título original: Young Frankenstein
gênero: Comédia
duração: 1h 46 min
ano de lançamento: 1974
estúdio: Gruskoff/Venture Films
direção: Mel Brooks
roteiro: Mel Brooks, Gene Wilder, Mary Shelley
fotografia: Gerald Hirschfeld
direção de arte: Dale Hennesy

Apesar de renegar seu passado, o Dr. Frankenstein se vê obrigado a voltar ao castelo de seu avô na Transilvânia por causa do testamento. Lá encontra um manual onde o finado explicava passo a passo como trazer um cadáver de volta à vida; resolve então tentar novamente o experimento.
Não conhecia o filme, vi por causa do "1001 Filmes para ver antes de morrer" e comecei achando que se tratava de um filme de terror, talvez uma continuação ou remake do original. Mas logo nas primeiras cenas já percebe-se que se trata de uma comédia, e das boas.
Pra começar fez-se questão de reproduzir o estilo de filmagem e atuação dos anos 30 mas com aquela pitada de humor, gazendo graça de maneira sutil com a atuação teatral e exagerada.
Apesar do roteiro seguir praticamente a história original a fio, é nos pequenos detalhes das sequências em que se instalam as piadas.
Gene Wilder parece ter nascido para o papel de médico louco. Marty Feldman, com seus olhos arregalados, é responsável pelas cenas mais nonsenses que funcionam muito bem. Peter Boyle soube como construir um monstro assustador, atrapalhado e carismático.
Não é um filme para dar gargalhadas o tempo todo talvez, mas garanto que ficará com um sorrisinho no canto da boca do começo ao fim pelo menos.

CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO

Poster e Ficha Técnica: IMDb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.