Serra Pelada

poster filme serra pelada
gênero: Drama, Faroeste
duração: 2h
ano de lançamento: 2013
estúdio: Globo Filmes
direção: Heitor Dhalia
roteiro: Heitor Dhalia, Vera Egito
fotografia: Lito Mendes da Rocha


Década de 80, dois amigos - Juliano e Joaquim - decidem tentar a sorte no maior garimpo a céu aberto do mundo: Serra Pelada. Porém, lá é uma terra sem lei, para sobreviverem e progredirem terão de deixar seus princípios para trás.

No começo do filme achei que não seria retratado da maneira real como as coisas aconteceram. Os dois amigos começam a progredir muito fácil, tudo dá muito certo. Até que o filme realmente começa, poder e ganância passam a subir na cabeça dos dois; violência, prostituição, bandidagem são - pouco a pouco - retratadas com mais realidade.

A forma como mesclam as cenas fictícias com as reais da época é muito interessante e valoriza muito a trama.

O elenco é outro ponto super forte. Júlio Andrade, Juliano Cazarré e Matheus Nachtergaele estão em plena forma; agora, Sophie Charlotte me surpreendeu muito, completamente fora dos padrões que costuma seguir nas novelas e mostrando que é uma atriz mais completa do que o que vemos na TV. 

Por fim, Wagner Moura - ator que não tenho mais dúvidas sobre sua versatilidade - superou minhas expectativas nesse filme, arrisco dizer que é sua melhor interpretação que já vi em um papel psicótico e ao mesmo tempo super controlado e sangue frio. A cena onde seu personagem é introduzido é incrível, "Precisava ter feito isso? Tinha necessidade nenhuma.." é uma daquelas frases de filme que ficam grudadas na cabeça.

Agora, para mim, o ápice do filme é a cena do delírio da malária. Foi a medida necessária de arte que faltava. Acho que é uma das cenas mais bonitas que já vi no cinema nacional.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Ficha Técnica: IMDb


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...