segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

O Barco, Inferno no Mar

título original: Das Boot
gênero: Guerra, Drama, Aventura
duração: 149 min 
ano de lançamento: 1981
estúdio:  Bavaria Film
direção: Wolfgang Petersen
roteiro: Wolfgang Petersen, Lothar G. Buchheim
fotografia: Jost Vacano
direção de arte: Rolf Zehetbauer

Segunda Guerra Mundial, um capitão passa por várias dificuldades ao comandar uma tripulação sem nenhuma experiência. Enquanto procuram aliados e participam da Batalha do Atlântico Norte, eles têm que sobreviver dentro de um submarino. 
Estamos acostumados a ver filmes de guerra sempre na linha de frente em campos de batalha, muito tiros, sangue, bombas. Neste não vemos quase isso, mas a tensão da batalha está tão ou mais latente do que em outros filmes.
São mais de duas horas passadas quase inteiramente dentro do submarino e a cada progresso da história transformando a experiência mais claustrofóbica, até o ápice do filme que quase me fez passar mal da falta de ar que sentia assistindo (não vou contar como é a cena pra não estragar a sequência que é incrível).
Mais interessante aqui é ver a guerra do ponto de vista alemão, mas não do nazismo. Esquecemos aqui lados, nacionalismo, certo ou errado, e vemos pessoas colocando sua vida em risco. Não temos uma discussão ou posicionamento de ideologias, mas seres humanos em situações extremas.
Apesar de ser longo e passar quase inteiramente em um único ambiente vale cada minuto. Uma experiência inigualável.

CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO

Poster e Ficha Técnica: IMDb

Nenhum comentário:

Postar um comentário