O Barco, Inferno no Mar

poster filme o barco inferno no mar
título original: Das Boot
gênero: Guerra, Drama, Aventura
duração: 149 min
ano de lançamento: 1981
estúdio: Bavaria Film
direção: Wolfgang Petersen
roteiro: Wolfgang Petersen, Lothar G. Buchheim
fotografia: Jost Vacano
direção de arte: Rolf Zehetbauer


Segunda Guerra Mundial, um capitão passa por várias dificuldades ao comandar uma tripulação sem nenhuma experiência. Enquanto procuram aliados e participam da Batalha do Atlântico Norte, eles têm que sobreviver dentro de um submarino.

Estamos acostumados a ver filmes de guerra sempre na linha de frente em campos de batalha, muito tiros, sangue, bombas. Neste não vemos quase isso, mas a tensão da batalha está tão ou mais latente do que em outros filmes.

São mais de duas horas passadas quase inteiramente dentro do submarino e a cada progresso da história transformando a experiência mais claustrofóbica, até o ápice do filme que quase me fez passar mal da falta de ar que sentia assistindo (não vou contar como é a cena pra não estragar a sequência que é incrível).

Mais interessante aqui é ver a guerra do ponto de vista alemão, mas não do nazismo. Esquecemos aqui lados, nacionalismo, certo ou errado, e vemos pessoas colocando sua vida em risco. Não temos uma discussão ou posicionamento de ideologias, mas seres humanos em situações extremas.

Apesar de ser longo e passar quase inteiramente em um único ambiente vale cada minuto. Uma experiência inigualável. E por isso está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...