Within Our Gates

poster filme within our gates
gênero: Drama, Romance
duração: 79 min
ano de lançamento: 1920
estúdio: Micheaux Book & Film Company
direção: Oscar Micheaux
roteiro: Oscar Micheaux


Sylvia, uma professora negra do sul dos EUA viaja ao Norte em busca de financiamento para que a escola não feche. Enquanto isso ela se envolve com um homem que acabará descobrindo tudo sobre seu passado.

Em qualidade visual o filme não traz nada que chame a atenção entre os padrões da época. Além disso o filme ficou desaparecido por um bom tempo, precisou ser restaurado e acabou perdendo algumas partes.

Mas o que torna esse filme um marco é o fato de ser o mais antigo dirigido por um afro-descendente e que conta, em uma época não favorável, sobre as repressões físicas, psicológicas e econômicas que viviam.

Mais ainda o fato de encontrarmos aqui um elenco composto por afro-descendentes de verdade e não por brancos com blackface.

Um roteiro corajoso, forte e contestador. Mais ainda por ter sido lançado apenas 5 anos após o racista "O Nascimento de uma Nação".

Merecidíssimo estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer" por sua importância histórica e de causa, muito importante no passado e atualmente para o cinema e o mundo.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Ficha Técnica: IMDb


filme completo:


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...