quinta-feira, 8 de outubro de 2015

O Profissional

título original: Léon
gênero: Ação, Suspense
duração: 110 min 
ano de lançamento: 1994
estúdio:  Gaumont
direção: Luc Besson
roteiro:  Luc Besson
fotografia: Thierry Arbogast
direção de arte: Dan Weil

Nova York. Um assassino profissional, Leon,  vê a família vizinha a seu apartamento ser assassinada e acaba abrigando a única sobrevivente da chacina, Mathilda. A menina de 12 anos então, em troca de ensinar Leon a ler e escrever, pede que a ensine a manejar uma arma para que possa vingar a morte de seu irmão de 4 anos.
O roteiro do filme poderia prometer muito. Temos aqui a soma de máfia italiana, polícia corrupta e um matador de aluguel que "adota" uma criança. Porém me pareceu que tudo foi passado muito superficialmente. Por exemplo, só fui identificar que a turma do Gary Oldman era de policiais quando esses apareceram no prédio oficial.
A relação entre Leon e Mathilda, beirando uma pedofilia, me deixou razoavelmente incomodada, acho que esse envolvimento "amoroso" entre eles poderia não ter sido trabalhado ou ter sido mais num sentido paternal.
O que faz valer mesmo a pena são as atuações de Natalie Portman e Gary Oldman. A primeira já mostrava aqui a grande atriz que se tornaria, a menina destrói em todas as cenas. Já Gary Oldman está em um nível de alucinação que nunca o havia visto, talvez um pouco caricato mas mesmo assim interessante.
Por fim, talvez valha a pena ver também pela clássica cena do: EEE-VERY-OOOOOOOONEE!

CLASSIFICAÇÃO: REGULAR

Poster e Ficha Técnica: IMDb

Nenhum comentário:

Postar um comentário