sexta-feira, 9 de outubro de 2015

O Caminho das Nuvens

gênero: Drama
duração: 85 min 
ano de lançamento: 2003
estúdio:  Luiz Carlos Barreto Produções Cinematográficas
direção: Vicente Amorim
roteiro:   David França Mendes
fotografia: Gustavo Hadba
direção de arte: Jean-Louis Leblanc

Romão, parte da Paraíba para o Rio de Janeiro de bicicleta, com sua esposa e seus 5 filhos em busca de um emprego que lhe pague um valor que dê para sustentar a todos.
Eu achava que seria um filme de superação, mostrando a raça de grande parte dos brasileiros que migram em busca de um sonho. Não que em parte não seja, afinal não é pra qualquer um fazer mais de 3 mil km de bicicleta, mas achei um pouco duvidoso de certa forma.
Romão, personagem de Wagner Moura, me parece no começo o que citei anteriormente, mas conforme o filme foi se desenrolando fui perdendo o respeito por ele. Carecia de um emprego e entendo que mil reais seria a melhor oferta para eles, mas vivia de favores e toda vez que aparecia algum trabalho que pudesse render pelo menos algo para sobreviver durante um tempo, recusava. Tanto pra ele como pra esposa.
O que era pra ser um homem corajoso e esforçado, acabou me parecendo alguém acomodado e preguiçoso. Fiquei com a sensação que, no fundo, o que ele queria não era um emprego e sim se livrar da família e viver como andarilho.
Acredito que o rancor do pai pelo filho mais velho poderia ter sido mais aprofundado, para mim faltou uma "explicação" para aquilo.
Por fim, quando finalmente chegam a seu destino, tem a cena final que me deixou um tanto frustrada.
Acho que criei uma expectativa completamente errada sobre esse filme.

CLASSIFICAÇÃO: REGULAR

Poster e Ficha Técnica: IMDb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.