O Caminho das Nuvens

poster filme o caminho das nuvens
gênero: Drama
duração: 85 min
ano de lançamento: 2003
estúdio: Luiz Carlos Barreto Produções Cinematográficas
direção: Vicente Amorim
roteiro: David França Mendes
fotografia: Gustavo Hadba
direção de arte: Jean-Louis Leblanc


Romão, parte da Paraíba para o Rio de Janeiro de bicicleta, com sua esposa e seus 5 filhos em busca de um emprego que lhe pague um valor que dê para sustentar a todos.

Eu achava que seria um filme de superação, mostrando a raça de grande parte dos brasileiros que migram em busca de um sonho. Não que em parte não seja, afinal não é pra qualquer um fazer mais de 3 mil km de bicicleta, mas achei um pouco duvidoso de certa forma.

Romão, personagem de Wagner Moura, me parece no começo o que citei anteriormente, mas conforme o filme foi se desenrolando fui perdendo o respeito por ele. Carecia de um emprego e entendo que mil reais seria a melhor oferta para eles, mas vivia de favores e toda vez que aparecia algum trabalho que pudesse render pelo menos algo para sobreviver durante um tempo, recusava. Tanto pra ele como pra esposa.

O que era pra ser um homem corajoso e esforçado, acabou me parecendo alguém acomodado e preguiçoso. Fiquei com a sensação que, no fundo, o que ele queria não era um emprego e sim se livrar da família e viver como andarilho.

Acredito que o rancor do pai pelo filho mais velho poderia ter sido mais aprofundado, para mim faltou uma "explicação" para aquilo.

Por fim, quando finalmente chegam a seu destino, tem a cena final que me deixou um tanto frustrada.

Acho que criei uma expectativa completamente errada sobre esse filme.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...