Gandhi

poster filme gandhi
título original: Gandhi
gênero: Drama, Biografia
duração: 191 min
ano de lançamento: 1982
estúdio: International Film Investors
direção: Richard Attenborough
roteiro: John Briley
fotografia: Ronnie Taylor, Billy Williams
direção de arte: Stuart Craig


Após ser expulso da primeira classe de um trem na África do Sul um jovem advogado, Gandhi, promove uma revolução na conduta com os países colônia da Inglaterra. Ao voltar para Índia passa a promover manifestações não-violentas e se torna o líder espiritual de hindus e muçulmanos.

Esse filme, na época, foi considerado um elefante branco, demorou muito para ser produzido e gastou muito dinheiro, mas conseguiu no final contar e reproduzir com maestria a vida de uma das figuras mais importantes que já existiu.

A fotografia é linda, a atuação de Ben Kingsley é quase uma incorporação do próprio Gandhi (custei reconhecer o ator) e a mensagem não só não é tão poderosa quanto a original.

O único problema que vejo aqui é a duração, quando vi que se tratava de um filme de mais de 3 horas achei que contaria a vida de Gandhi desde a infância, e na verdade começa com ele já na fase adulta, então acredito que poderia ter fácil uma hora a menos. 

O filme acaba se tornando um pouco cansativo e arrastado, mas ainda assim, pela importância da história de vida de Gandhi, acredito merecer estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...