Tempo de Glória

poster filme tempo de glória
título original: Glory
gênero: Guerra, Drama
duração: 122 min
ano de lançamento: 1989
estúdio: TriStar Pictures
direção: Edward Zwick
roteiro: Kevin Jarre, Lincoln Kirstein, Peter Burchard, Robert Gould Shaw
fotografia: Freddie Francis
direção de arte: Norman Garwood


Guerra Civil Americana, um jovem não muito experiente é promovido a Coronel e fica responsável pelo primeiro batalhão composto somente por negros.

É filme de guerra? Então as chances de estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer" é grande, e é o caso desse.

Tem aquele patriotismo exacerbado que costuma-se ter em filmes de guerra americanos, mas entendo que o que mais valorizou esse tema foi extrapolar as razões da guerra, o lado histórico sempre contado, e ter mostrado mais o lado humano, principalmente dos negros.

A trilha sonora casa perfeitamente com o tema e a fotografia também é muito bem trabalhada.

Vi cenas de guerra/ação que não esperava para um filme com mais de 25 anos; bem explícitas e sangrentas.

Matthew Broderick, para mim, deixou um pouco a desejar, seu personagem me soou meio inexpressivo. Já o núcleo principal de personagens negros seguram todas as pontas do filme, principalmente Morgan Freeman e Denzel Washington, sendo que esse último era ainda um iniciante e garantiu - muito merecidamente - um Oscar pela atuação nesse filme.

Só um comentário a parte que talvez seja uma das razões que me afasta um pouco dos filmes de guerra: não consigo entender esse orgulho em defender seu país, lutar e dar a vida por ele. Talvez por isso sempre acho filmes que exploram essa veia um pouco piegas.

CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...