Nascido Para Matar

poster filme nascido para matar
título original: Full Metal Jacket
gênero: Guerra, Drama
duração: 116 min
ano de lançamento: 1987
estúdio: Warner Bros.
direção: Stanley Kubrick
roteiro: Gustav Hasford, Stanley Kubrick, Michael Herr,
fotografia: Douglas Milsome
direção de arte: Anton Furst


Um sargento treina um grupo de futuros fuzileiros navais de maneira sádica, os preparando para ser máquinas de guerra. Após formados eles vão para o Vietnã e lá conhecerão um verdadeiro horror.

Quem costuma acompanhar aqui o blog sabe que tenho um pé atrás com o Stanley Kubrick porque nossa relação não é muito boa: ou adoro ou acho uma chatisse.

Para minha alegria esse filme caiu no primeiro grupo. Para minha alegria maior ainda, em uma semana em que só peguei filme de guerra do "1001 filmes para ver antes de morrer" na TV e já estava meio de saco cheio da mesmice.

Já tinha visto algumas cenas desse filme por aí, afinal ele é muito famoso, mas achava que era somente sobre o treinamento dos recrutas. Quando houve o clímax ainda no meio do filme e depois eles foram para a guerra eu fiquei surpreendida, como seria possível ainda ter mais?! E teve.

Já vi muitos filmes sobre guerra e alguns sobre a do Vietnã, como "Apocalypse Now". E não tem como, chega um ponto que você começa a achar tudo muito parecido; esse filme conseguiu me surpreender.

A impressão que tive ao final é que atores, produção e direção, todos, foram de verdade pra guerra, entraram na loucura e se renderam à ela de corpo e alma. Você sente na pele o que tanto se fala que os soldados passaram lá, o que se representa tanto sobre os veteranos, a maneira como ficaram desestabilizados.

Por fim, Vincent D'Onofrio e R. Lee Ermey roubam completamente a cena.

Vale cada minuto.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...