Caminhos Perigosos

poster filme caminhos perigosos
título original: Mean Streets
gênero: Drama, Policial
duração: 112 min
ano de lançamento: 1973
estúdio: Warner Bros.
direção: Martin Scorsese
roteiro: Martin Scorsese, Mardik Martin
fotografia: Kent L. Wakeford


Charlie é um rapaz que pretende crescer dentro dos trabalhos feitos nos guetos de Nova York. Porém, ao mesmo tempo tem que controlar seu amigo Johnny Boy, um rapaz agressivo, impulsivo e que vive se metendo em encrenca por causa de dívidas em jogo.

Gostaria de deixar bem claro primeiro que perdi grande parte do que poderia aproveitar desse filme porque o assisti no TCM, que passou uma versão dublada onde os sons de fundo estavam mais altos do que os diálogos.

Partindo desse ponto, temos aqui um filme típico do Scorsese: máfia, violência, guetos. Típico, lógico, pra quem já viu os mais recentes. Essa foi uma de suas primeiras obras e a primeira parceria com Robert De Niro. Aqui ele começava a criar um estilo que o consagrou e consagra até hoje.
O roteiro trabalha muito bem o glamour e a decadência da máfia. Os custos e benefícios.
Para mim, esse é o ponto que mais justifica estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

Harvey Keitel, no papel principal, interpreta muito bem um wannabe mafioso. Agora, Robert De Niro está insuportavelmente bem no papel de um rapaz um tanto quanto desequilibrado, ele convence tanto no papel de um jovem inconsequente que até dá raiva.

O clímax, ao final do filme, fecha a trama com chave de ouro.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...