Cabra Marcado Para Morrer

poster filme cabra marcado para morrer
gênero: Documentário
duração: 119 min
ano de lançamento: 1984
estúdio: Eduardo Coutinho Produções Cinematográficas, Mapa Filmes
direção: Eduardo Coutinho
roteiro: Eduardo Coutinho
fotografia: Fernando Duarte, Edgar Moura


Pela primeira vez na história desse blog irei misturar a sinopse com a crítica, pois se trata de um filme tão fora dos padrões que não dá pra separar uma coisa da outra.

Eduardo Coutinho começou esse filme por volta de 1964, contando a história de João Pedro Teixeira, um camponês morto em 62 por ser envolvido com o movimento sindical rural. Sua idéia a princípio era contar a história de sua vida a revivendo e tendo nos papéis as próprias pessoas que conviveram com ele.

Porém, houve o golpe militar, as filmagens foram interrompidas e o material apreendido. Só por isso já acho que merece estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

Dezessete anos depois, Coutinho reuniu a equipe e foi em busca da viúva de João Pedro, Elizabeth Teixeira, e dos companheiros da Liga camponesa, para que esses narrassem o que aconteceu na época do assassinato, das filmagens e como foram suas vidas depois disso.

Tudo bem que, sendo a filmagem da década de 80, o som atrapalha um pouco em acompanhar a história, o sotaque muito carregado também dificulta entender algumas partes da narrativa, mas nada disso tira nem um décimo de segundo de perfeição dessa produção.

O que costumamos ver sobre a Ditadura são filmes ou documentários sobre pessoas das capitais, normalmente intelectuais, envolvidos em militância e sindicatos. Aqui, vemos o povo do interior, do campo, e como eles lidaram com esse período. Vale lembrar que na década de 60/70 os trabalhadores rurais não tinham nem metade dos direitos trabalhistas que os trabalhadores urbanos tinham.

E o melhor de tudo é entender que o campo também era politizado, e que falta de estudo não é sinônimo de ignorância! Elizabeth Teixeira deveria ter uma estátua em sua homenagem!

São tantas frases simples mas certeiras desse povo que se for escrever todas que me marcaram transcrevo o roteiro, mas vale deixar algumas para fechar:


"A luta é que não pode parar! Enquanto se diz que tem fome e salário de miséria o povo tem que lutar."


" Eu disse: coronel, não tem nada de comunista aqui, nem cubano, nem nada. Tem um povo morrendo de fome, doente, sofredor, como eu mesmo tô doente. Que precisa de remédio e de comer, esse povo daqui, de liberdade e de terra pra trabalhar."


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...