Os Donos da Rua

poster filme os donos da rua
título original: Boyz n the Hood
gênero: Drama
duração: 112 min
ano de lançamento: 1999
estúdio: Columbia Pictures Corporation
direção: John Singleton
roteiro: John Singleton
fotografia: Charles Mills


Em um bairro de maioria negra de Los Angeles, uma mãe percebe que não conseguirá criar sozinha seu filho, uma criança muito inteligente porém rebelde. Resolve então entregá-lo ao pai para que esse lhe dê a devida educação mesmo também morando em um bairro com alto índice de violência. Sete anos se passam, o garoto mantém a amizade com os garotos do bairro mesmo cada um tendo objetivos diferentes de vida.

O roteiro desse filme tem uma temática que, infelizmente, ainda é realidade em muitas partes do mundo. A violência em bairros de periferia, a maneira como as pessoas sofrem descriminação por parte do resto da sociedade, da polícia e como a violência está incluída em sua rotina, principalmente a intra-racial. Ótimo tema, ainda mais se levarmos em conta que esse filme foi um dos precursores das produções com temática ligada a bairros negros e/ou de periferia.

Estréia de Ice Cube, e se não me engano de Cuba Gooding Jr, nas telonas. E concorreu ao Oscar por melhor direção.

Ai entramos em um ponto que talvez serei polêmica, concordaria do filme concorrer a Melhor Roteiro, mas Direção é algo que peca pra mim nesse filme. A história é muito boa e acredito que podia ter sido muito melhor aproveitada, a maneira como a trama é conduzida me parece meio despedaçada e arrastada. Levando o potencial que o roteiro tem acredito que esperava atuações e direção mais intensas.

Acredito que o maior problema talvez seja que, se esse filme fosse feito uma década depois ou hoje em dia com certeza teria mais violência ou seria mais dramaticamente pesado. Não é o que vemos aqui, a fotografia é colorida e alegre (o que bate com o final da década de 80 e seu estilo mas não com a trama). Consigo assistir a um filme mais antigo levando em considerações as limitações da época, mas filmes dos anos 90 tenho uma certa dificuldade em fazer isso, me parece que a grande maioria tem um padrão Sessão da Tarde de filmagem.

No todo, acredito que valha por ter sido um precursor dos filmes de bairros de periferia e por seu roteiro (justificado a presença entre os "1001 filmes para ver antes de morrer"), de resto pode acabar sendo um pouco entediante.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...