Um Sonho de Liberdade

poster filme Um sonho de liberdade
título original: The Shawshank Redemption
gênero: Drama, Policial
duração: 142 min
ano de lançamento: 1994
estúdio: Castle Rock Entertainment
direção: Frank Darabont
roteiro: Stephen King, Frank Darabont
fotografia: Roger Deakins
direção de arte: Terence Marsh


Década de 40, um banqueiro bem sucedido é preso com pena de pisão perpétua pela morte de sua mulher e seu amante. Sua vida muda radicalmente, lá ele passa a sofrer na mão de um grupo de presidiários e faz amizade com Red, um homem também condenado a prisão perpétua que controla o mercado negro do local.

Filmaço! Por mais que o roteiro pegue leve mostrando a cadeia como quase um lugar bom para se viver, o choque daquele homem letrado e correto com um mundo completamente diferente do seu é bem interessante. Toda as ironias que envolvem o final do filme e que, só então, você percebe que estavam ali desde o começo também são ótimas.

As atuações são bem colocadas, delicadas e intensas na medida certa. Tim Robbins te deixa o tempo todo com aquela dúvida de ser ou não o culpado e Morgan Freeman, esse para mim torna qualquer filme espetacular.

A fotografia dá o tom de mistério e sutileza perfeitos. Me lembrou um pouco "À Espera de Um Milagre".

Super recomendo e me arrependo muito de ter demorado tanto a assistir. Acreditem, sua vaga dentro dos "1001 filmes para ver antes de morrer" é muito justa.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...