sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

O Planeta dos Macacos - 2001

título original: Planet of the Apes
gênero: Ficção Científica, Ação
duração: 119 min 
ano de lançamento: 2001
estúdio: Twentieth Century Fox Films Corporations
direção: Tim Burton
roteiro: Pierre Boulle, William Broyles Jr.. Lawrence Konner, Mark Rosenthal
fotografia: Philippe Rousselot
direção de arte: Rick Heinrichs

Leo, um astronauta, sofre um acidente e vai parar em um planeta estranho e primitivo. Nele primatas estão no poder e escravizam os seres humanos. Sem concordar com o que encontra, Leo começa uma revolução.
Temos que partir do seguinte princípio aqui, ou você vai assistir a esse filme comparando ao primeiro - e vai ficar revoltado - ou vai assistir como um filme a parte - e pode gostar.
Se não me engano vi esse antes de ver o original e achei bacana, os efeitos especiais são incríveis, a maquiagem é minimalista e perfeita. As piadinhas podiam ter ficado de fora, mas como um filme de ação comercial serve muito bem ao seu propósito.
Agora, na comparação de roteiros esse fica muito atrás, o final do original de 1968 é épico e o fato de o terem mudado nessa versão fez com que perdesse muitos pontos com os fãs. O Original faz uma crítica a Guerra Fria, mas uma jogada com seu cérebro que ao ser revelado o final você fica em choque, já esse consegue com que toda a superprodução seja esquecida com um final que chega a dar vergonha.
O filme não é ruim, serve muito bem para passar o tempo, mas no todo não supera em nada o primeiro.

CLASSIFICAÇÃO: REGULAR

Poster e Ficha Técnica: IMDb

Um comentário:

  1. A questão do final desse ter ficado diferente, é que aqui eles usaram o final do conto literário que inspirou todos os filmes de Planeta dos Macacos.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.