Elysium

poster filme elysium
título original: Elysium
gênero: Ficção Científica, Ação
duração: 109 min
ano de lançamento:2013
estúdio: TriStar Pictures
direção: Neill Blomkamp
roteiro: Neill Blomkamp
fotografia: Trent Opaloch
direção de arte: Philip Ivey


Num futuro não muito distante a população se divide em duas classes: aqueles que vivem em Elysium e o resto que ficou na Terra. A secretária Rhodes é responsável por não deixar que imigrantes ilegais acessem o Elysium, e é capaz de fazer qualquer coisa para impedi-los. Max é um desses que é pego, após essa amarga experiência ele aceita a missão de, além de salvar sua vida, mudar o mundo.

Se virmos o filme como história de um mocinho em busca de suas metas é previsível, como ficção é bom, agora, como crítica aos tempos atuais, incrível.

Apesar de se passar no futuro, o roteiro critica veemente coisas que já estão acontecendo: a grande polarização entre ricos e pobres, uns tendo acesso a tudo até mesmo vidas mais longas e prósperas, e outros largados a esmo, renegados, destinados a escória que sobrar. A trama é conduzida de maneira utópica e muito bonita, talvez se fosse alocada nos dias atuais não teria tanto destaque.

Ver Wagner Moura em um filme internacional foi o principal motivo que me levou a ver esse filme, e com certeza já é um personagem muito mais relevante do que foi o de Rodrigo Santoro quando estreou. Se as portas realmente se abrirem pra ele, já que ele entrou no elenco a convite do diretor acredito que tenha grandes chances, só espero que trabalhe a questão do sotaque forte senão estará fadado a fazer o papel do latino pobre etc. Adorei o fato do diretor ter dado liberdade pra que ele criasse o personagem, inclusive o fato dele mancar foi idéia do ator. Impagável vê-lo xingando em português em um filme gringo.

Não conhecia o trabalho de Neill Blomkamp até esse filme, com certeza será um grande estímulo para assistir "Distrito 9" que antes não tinha me chamado a atenção.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...