Sr. Ninguém

poster filme sr ninguém
título original: Mr. Nobody
gênero: Drama, Fantasia
duração: 141 min
ano de lançamento: 2009
estúdio: Pan Européenne
direção: Jaco Van Dormael
roteiro: Jaco Van Dormael
fotografia: Christophe Beaucarne
direção de arte: Sylvie Olivé


2.092, Nemo tem 118 anos e é o único ainda mortal em uma sociedade de pessoal imortais. Ele passa então a relembrar sua vida, real ou não.

Esse filme não segue uma linha contínua de história; cheio de vai e vem, intercalando passado, presente e futuro de todas as maneiras possíveis.

A fotografia é maravilhosa, em muitos momentos usando de um foco bem específico para dar um ar mais de irreal a imagem. Ou também a maneira como cores e iluminação acompanham as fases da vida do personagem principal, por exemplo: quando criança tudo é claro e colorido, na adolescência a fotografia já toma um ar mais sombrio, enquanto a fase adulta é a que mais se equivale a uma iluminação tradicional.

A trilha sonora parece ter sido produzida especialmente para o filme, mas é daquelas que a cada - clássica - música que aparece você pensa: Nossa, quanto tempo que não escuto essa e é tão boa!

Agora, quanto ao roteiro. Recomendo que assistam umas duas vezes para conseguir absorver melhor tudo que aqui é dito. Eu tive a sorte de pegar passar na TV duas vezes na mesma semana.

Então, vamos lá. Muitos podem achar parecido com "Efeito Borboleta". Sem dúvida, porém o citado é mais comercial enquanto Sr. Ninguém consegue ser mais refinado e enveredar por caminhos mais profundos. Não é somente sobre o poder das escolhas, mas sobre fazer mais de uma delas ao mesmo tempo. É sobre dimensões, tempo e teoria das cordas - fiquei encantada de conseguir entender um pouco dessa teoria com esse filme.

Não é um filme para quem quer relaxar ou descansar a cabeça, mas com certeza é um daqueles que precisa ser visto, apreciado e digerido.


CLASSIFICAÇÃO: MARAVILHOSO


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

  1. Que filme MA-RA-VI-LHO-SO! É uma história que nos faz pensar demais nas escolhas, no tempo que "passa mais lentamente quando respiramos devagar" e, é claro, no amor. Assisti ontem, estou escutando a trilha toda sem cessar! Abraços, Rubens

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ver e é simplesmente incrível.
    É meio confuso no início, mas me prendeu até o último segundo.

    ResponderExcluir
  3. Épico, parece que achei uma mina de ouro ao encontrar esse filme, superou todas as minhas expectativas, mereceu com todas as honras ser aplaudido de pé por 10 min em Veneza.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...