Cabaret - 1972

poster filme cabaret
título original: Cabaret
gênero: Musical
duração: 124 min
ano de lançamento: 1972
estúdio: Allied Artists Pictures
direção: Bob Fosse
roteiro: Joe Masteroff, John Van Druten, Christopher Isherwood, Jay Presson Allen
fotografia: Geoffrey Unsworth
direção de arte: Rolf Zehetbauer


Década de 30 em Berlim, o nazismo está em ascensão mas as pessoas ainda não têm noção do perigo que as cerca. Sally é uma cantora de cabaret que sonha em ser atriz e que acaba se apaixonando por um professor de inglês bissexual, ambos - na ânsia de progredirem - acabarão tendo seus destinos mudados.

Assisti primeiro ao musical com Claudia Raia, visualmente muito bonito e com ela mostrando todo seu dom na dança, acabei gostando bastante e ficando curiosa para ver o filme.

Aí você se depara com Liza Minnelli e esquece tudo que tinha visto antes. Ela é uma show girl, suas presença, por mais simples que seja, rouba os olhares de todos os outros personagens em cena.

Tive a sensação de ter menos cenas musicais que na peça, mas a história me pareceu melhor desenvolvida.

No final das contas acho que não dá para comparar o filme original com a adaptação brasileira para os palcos, cada um tem suas vantagens, mas a Liza... Não tem comparação!

Maquiagem, iluminação e figurino também merecem destaque.

Não é atoa que roubou o Oscar de melhor diretor de "O Poderoso Chefão". E, por tudo isso, acho que já está justificado sua presença entre os "1001 filmes para ver antes de morrer", certo?


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...