A Primeira Noite de Um Homem

poster filme a primeira noite de um homem
título original: The Graduate
gênero: Drama
duração: 106 min
ano de lançamento: 1967
estúdio: Lawrence Turman
direção: Mike Nichols
roteiro: Calder Willingham, Buck Henry, Charles Webb
fotografia: Robert Surtees
direção de arte: Richard Sylbert


Benjamin, após se formar na faculdade, retorna para a casa dos pais. Sem muita perspectiva do que fazer, acaba se deixando seduzir por uma amiga dos pais, apesar de estar, na verdade, interessado em sua filha.

Vamos lá, primeiro vou falar do que enxerguei nesse filme que o fez se tornar tão famoso: sua trilha é muito agradável e se encaixa perfeitamente ao clima do filme; o roteiro contempla um tema ao mesmo tempo controverso e revolucionário - a revolução sexual, uma esposa de classe média, mãe de família, sendo colocada como alguém sexualmente ativa e que tem seus desejos foi uma abordagem nova na época em que foi lançado. 

Entendo que por essas razões consta entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

Agora, quanto ao meu gosto: me decepcionei. Não sei se esperava muito ou se o fato de já conhecer a história por causa do filme "Dizem Por Aí" acabou me prejudicando, mas achei o desenvolvimento do filme muito cansativo.

A fotografia fechada quase todo o tempo do filme me incomodou bastante também.

Outra coisa foi a atuação de Dustin Hoffman. Tudo bem, o personagem é um rapaz sem muita experiência na vida e desmotivado frente as possibilidades, mas precisava ser tão bobo? Achei próximo a "Rain Man" mas fraco, afinal não há a justificativa de problemas mentais. Me pareceu que ele passou toda a produção do filme dopado.

Não vi ninguém falando mal dele até o momento, sinto que levarei pedradas, mas também sinto que muitos se sentem coagidos a falar bem "por ser um clássico". Recomendo exatamente por isso, e não porque gostei.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...