O Nascimento De Uma Nação

poster filme o nascimento de uma nação
título original: The Birth of a Nation
gênero: Drama, Épico
duração: 190 min
ano de lançamento: 1915
estúdio: David W. Griffith Corp.
direção: D.W. Griffith
roteiro: Thomas F. Dixon Jr, D.W. Griffith, Frank E. Woods
fotografia: G. W. Bitzer


Dois amigos, da família Stoneman, visitam amigos que moram na Carolina do Sul, da família Cameron. Essa amizade é afetada por cada qual tomar parte de um lado na Guerra Civil. A história mostra como tudo isso afeta as duas famílias e o desenvolvimento da história estadunidense.

Reinventou a linguagem cinematográfica. Isso com certeza não se discute, um marco na história do cinema. O primeiro épico, a primeira produção grandiosa. Senso assim, lógico que está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

O grande problema aqui é o roteiro. Muitos podem dizer que é liberdade artística, outros que só se está contando uma parte da história americana - e que realmente aconteceu. Mas, exatamente por isso, temos em mãos um roteiro extremamente racista e que enaltece o Ku Klux Klan.

Com certeza um roteiro desses, hoje em dia, seria proibido de ser produzido, mas na época nada mais era do que um retrato da sociedade contemporânea e condizia com o pensamento de muitos.

Que bom que a sociedade evoluiu, um pouco.

Pelo significado que a obra tem na história do cinema, tentemos então ver como apenas uma retratação da sociedade da época, não dando razão para o ponto de vista defendido.

Para aqueles que não gostam de filme "velho", clássico e mudo, fujam.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Veja o filme todo abaixo:

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...