segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O Nascimento De Uma Nação

título original: The Birth of a Nation
gênero: Drama, Épico
duração: 190 min 
ano de lançamento: 1915
estúdio: David W. Griffith Corp.
direção: D.W. Griffith
roteiro: Thomas F. Dixon Jr, D.W. Griffith, Frank E. Woods
fotografia: G. W. Bitzer

Dois amigos, da família Stoneman, visitam amigos que moram na Carolina do Sul, da família Cameron. Essa amizade é afetada por cada qual tomar parte de um lado na Guerra Civil. A história mostra como tudo isso afeta as duas famílias e o desenvolvimento da história estadunidense.
Reinventou a linguagem cinematográfica. Isso com certeza não se discute, um marco na história do cinema. O primeiro épico, a primeira produção grandiosa.
O grande problema aqui é o roteiro. Muitos podem dizer que é liberdade artística, outros que só se está contando uma parte da história americana - e que realmente aconteceu. Mas, exatamente por isso, temos em mãos um roteiro extremamente racista e que enaltece o Ku Klux Klan. 
Com certeza um roteiro desses, hoje em dia, seria proibido de ser produzido, mas na época nada mais era do que um retrato da sociedade contemporânea e condizia com o pensamento de muitos.
Que bom que a sociedade evoluiu, um pouco. 
Pelo significado que a obra tem na história do cinema, tentemos então ver como apenas uma retratação da sociedade da época, não dando razão para o ponto de vista defendido.
Para aqueles que não gostam de filme "velho", clássico e mudo, fujam.

CLASSIFICAÇÃO: BOM

Poster e Ficha Técnica: IMDb

Veja o filme todo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário