sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O Labirinto do Fauno


título original: El laberinto del fauno
gênero: Drama, Guerra, Fantasia
duração: 118 min 
ano de lançamento: 2006 
estúdio: Estudios Picasso 
direção: Guillermo del Toro 
roteiro: Guillermo del Toro 
fotografia: Guillermo Navarro 
direção de arte: Eugenio Caballero 

Ao final da Guerra Civil da Espanha, família muda-se para a região norte, onde grupos rebeldes ainda se enfrentam. A mãe, Carmen, vai com a filha, Ofelia, antes e ficam a espera do padrasto - um fascista que tenta eliminar os últimos rebeldes. Solitária, Ofelia passa a passear pelo jardim e encontra um labirinto que a transportará para outro mundo.
Não é um filme simples. Não é só um filme sobre um período da história, muito menos somente um filme de fantasia; a mistura feita aqui dá todo um ar especial aos dois estilos. O que é realidade, o que é fantasia, o que é ou não real?
Todos os traumas e sentimentos envoltos pela guerra mostrados através da ótica de uma criança, e ainda a maneira como essa lida com tudo aquilo que está acontecendo a sua volta. O escape que cria, ou não, para conseguir lidar com os problemas.
Ivana Baquero, na época ainda atriz infantil, dá um show no papel da Ofelia. Sergi López faz um fascista tão sanguinário e frio que dá medo.
Fotografia e trilha sonora reforçam a magia, o clima de contos de fada e bucólico.
Só de reavivar as coisas na minha memória para fazer esse post eu já fico arrepiada e com vontade de reassistir. Com certeza é obrigatório.

CLASSIFICAÇÃO: MARAVILHOSO

Poster e Ficha Técnica: IMDb

Nenhum comentário:

Postar um comentário