O Encouraçado Potemkin

poster filme o encouraçado potemkin
título original: Bronenosets Potyomkin
gênero: Drama
duração: 75 min
ano de lançamento: 1925
estúdio: Goskino
direção: Sergei M. Eisenstein
roteiro: Nina Agadzhanova, Nikolai Aseyev, Sergei M. Eisenstein, Sergei Tretyakov
fotografia: Eduard Tisse, Vladimir Popov


Rússia, vê-se o presságio a Revolução de 1917 quando, no navio de guerra Potemkin, há um levante de seus marinheiros por estarem cansados de serem maltratados, o clima cada vez vai ficando mais tenso, mas isso é apenas o começo da tragédia.

Um roteiro que conta de maneira dramática e muito emocionante, apesar de um pouco arrastado em alguns trechos, uma parte muito importante da história russa - e que na época ainda era recente. É bom já assistir tendo em mente que é uma obra extremamente nacionalista por na época as produções serem patrocinadas pelo Estado, não necessariamente você irá concordar com as posições que são tomadas.

A fotografia foi o que mais me marcou nessa obra, os ângulos inovadores, a dinâmica das imagens. Algo ali me remete um pouco do surrealismo ou do expressionismo alemão, mas não consigo especificar o quê.

Sobre a cena da escadaria, não há o que dizer, só vendo no contexto total do filme para entender o peso dessa cena na história do cinema. Ou mesmo para entender como esse é um marco para a história do cinema de forma geral, é claro que está entre o "1001 filmes para ver antes de morrer".

Apesar de ser "curto", seus 75 minutos se tornam longos pela complexidade e densidade da trama. Esteja relaxado quando for assistir, se não essa linda obra poderá se tornar um fardo.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Dessa vez não é trailer, é o filme inteiro! ;)


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...