Era Uma Vez na América

poster filme era uma vez na américa
título original: Once Upon a Time in America
gênero: Drama
duração: 229 min
ano de lançamento: 1984
estúdio: The Ladd Company
direção: Sergio Leone
roteiro: Harry Grey, Leonardo Benvenuti, Piero de Bernardi, Enrico Medioli, Franco Arcalli, Franco Ferrini, Sergio Leone, Stuart Kaminsky
fotografia: Tonino Delli Colli


Dois amigos passam a infância cometendo pequenos crimes na região onde moram em Nova York. Esses crimes crescem, envolvendo a máfia judaica e afastando os amigos. O período da Lei Seca se torna pano de fundo para o desenvolvimento desses garotos e seus conflitos.

Filmes sobre máfia sempre me encantam, principalmente com Robert De Niro. (Outro que é figura batida também é Joe Pesci, né?)

A infância em um bairro pobre e precário, a falta de oportunidades, a criação da Lei Seca, tudo isso cria um ambiente muito propício para a entrada no mundo da criminalidade e isso é muito bem contado nesse roteiro, além do detalhado retrato de uma parte importante da história dos EUA e de uma nação imigrante.

Fotografia e trilha delicados e fortes ao mesmo tempo. Interpretações de primeira.

A única coisa que achei que poderia ser diferente é a duração do filme, dava muito bem pra contar tudo do jeitinho que foi só que com uma duração menos estendida. Muitas cenas são prolongadas demais sem necessidade.

Mas com certeza, dentro do gênero máfia, fica pau a pau com "Os Bons Companheiros" e "O Poderoso Chefão". Com certeza um clássico dentro do gênero e que merece sua estada entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...