sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Era Uma Vez na América


título original: Once Upon a Time in America
gênero: Drama
duração: 229 min 
ano de lançamento: 1984 
estúdio: The Ladd Company 
direção: Sergio Leone 
roteiro: Harry Grey, Leonardo Benvenuti, Piero de Bernardi, Enrico Medioli, Franco Arcalli, Franco Ferrini, Sergio Leone, Stuart Kaminsky
fotografia: Tonino Delli Colli

Dois amigos passam a infância cometendo pequenos crimes na região onde moram em Nova York. Esses crimes crescem, envolvendo a máfia judaica e afastando os amigos. O período da Lei Seca se torna pano de fundo para o desenvolvimento desses garotos e seus conflitos.
Filmes sobre máfia sempre me encantam, principalmente com Robert De Niro. (um que é figura batida também é Joe Pesci, né?)
A infância em um bairro pobre e precário, a falta de oportunidades, a criação da Lei Seca, tudo isso cria um ambiente muito propício para a entrada no mundo da criminalidade e isso é muito bem contado nesse roteiro, além do detalhado retrato de uma parte importante da história dos EUA e de uma nação imigrante.
Fotografia e trilha delicados e fortes ao mesmo tempo. Interpretações de primeira. 
A única coisa que achei que poderia ser diferente é a duração do filme, dava muito bem pra contar tudo do jeitinho que foi só que com uma duração menos estendida. Muitas cenas são prolongadas demais sem necessidade.
Mas com certeza, dentro do gênero máfia, fica pau a pau com "Os Bons Companheiros" e "O Poderoso Chefão".

CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO

Poster e Ficha Técnica: IMDb


Um comentário: