quinta-feira, 9 de agosto de 2012

... E o Vento Levou

título original: Gone with the Wind

gênero: Romance, Guerra 
duração: 238 min 
ano de lançamento: 1939 
estúdio: MGM, Selzinick International Pictures
direção: Victor Fleming, George Cukor, Sam Wood
roteiro: Margaret Mitchell, Sidney Roward 
fotografia: Ernest Haller, Lee Garmes 
direção de arte: William Cameron Menzies

Guerra Civil Americana, nesse período muitas famílias foram desestruturadas e perderam suas fortunas. No meio disso tudo um jovem aventureiro e uma moça persistente em conquistar seu amor vivem uma relação de amor e ódio.
O maior dos clássicos, em tempo de de duração e em proporções.
Assim, como em "Doutor Jivago" é uma história de amor durante uma guerra, mas a diferença aqui está em que o primeiro o romance é pano de fundo para a história da guerra, enquanto nesse trabalhamos com um romance intenso e muito bem elaborado, não deixando a guerra de lado mas a tendo como pano de fundo.
Scarlett é tão intensa e tão a frente de sua época! Ela não tem escrúpulos para alcançar o que deseja e isso é incrível e transgressor para o personagem de uma mocinha na década de 30 e para uma dama da sociedade do período da Guerra Civil.
Os diálogos entre Scarlett e Rhett, para mim, são o que há de melhor no filme. São cheios de sarcasmo e ironia, com mensagens subliminares.
Vivian Leigh manda muito bem no papel de uma moça desejada por todas, muito mimada e que não aceita ser contrariada. Clark Gable esbanja charme e cafajestismo. Hattie McDaniel esbanja carisma no papel de uma servente, submissa, masque no fundo é quem realmente manda na casa.
Um épico! Com fotografia, figurinos, direção e cenografia grandiosos e a altura de um roteiro muito bem elaborado.
Depois de quase 4 horas de filme, você provavelmente ficará "revoltado" com o final, mas é aí que temos o grande desfecho! Não poderia apenas ser a história de um romance, tinha que ter um final condizente com a relação dos dois. As falas finais são perfeitas e fecham o filme como a cereja em cima do bolo dá o toque final!

CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO

Poster e Ficha Técnica: IMDb


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.