Cidade de Deus

poster filme cidade de deus
gênero: Drama, Ação 

duração: 130 min
ano de lançamento: 2002
estúdio: O2 Filmes
direção: Fernando Meirelles
roteiro: Paulo Lins, Bráulio Mantovani
fotografia: César Charlone
direção de arte: Tulé Peak


Buscapé nasceu e viveu sempre na Cidade de Deus, uma das favelas mais violentas do Rio de Janeiro. Seu sonho é ser fotógrafo e é por meio dessa profissão que ele conseguirá mudar seu destino e dar um novo olhar aquela realidade onde cresceu.

Um divisor de águas no cinema brasileiro sem sombra de dúvida. Com esse filme as produções nacionais passaram a ser vista com outros olhares fora do país, e aqui dentro também.

Muitos podem falar: "Mas ele explora muito sexo e violência como a grande maioria dos filmes nacionais". Não discordo, mas a diferença aqui é que tem uma pegada diferente. É uma vista de dentro da comunidade e não somente de fora, das pessoas que convivem com os chefões do tráfico todo o dia.

O que mais destacaria aqui são a fotografia e direção de arte. São de encher os olhos! As cores, a movimentação da câmera, tudo dá uma fluência ágil à um roteiro que necessita disso. Me lembra um pouco Tarantino.

Com um elenco em sua maioria com atores não pertencentes ao seleto grupo estrelar da Globo acredito que a produção teve um toque a mais, são pessoas muita talentosas e que tiveram aqui a chance de se destacarem.

Abre aqui a discussão de como os problemas das favelas, da violência e do tráfico são muito anteriores ao que se imagina. Um debate sobre a sociedade de umas décadas atrás até a década atual.

Violência, sexo e palavrões trabalhados com contexto e não somente jogados para atrair público.

Com certeza um filme para quebrar preconceitos com o cinema nacional, Fernando Meirelles está mais do que de parabéns. E se ainda tem alguma dúvida do impacto que esse filme teve no cinema brasileiro e internacional, saiba que ele está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

  1. O filme brasileiro que mais gosto, disparado! Bem que o Senhor dos Anéis 3 podia ter sido lançado em outro ano...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...