Central do Brasil

poster filme central do brasil
gênero: Drama
duração: 113 min
ano de lançamento: 1998
estúdio: Audiovisual Development Bureau
direção: Walter Salles
roteiro: Marcos Bernstein, João Emanuel Carneiro
fotografia: Walter Carvalho
direção de arte: Cassio Amarante, Carla Caffé


Na Central do Brasil, estação no Rio de Janeiro, uma mulher escreve cartas para analfabetos. Um dia ela conhece um menino que acabou de perder a mãe e passa a ajudá-lo a encontrar o pai que nunca conheceu.

Eu tenho um apego emocional, cinematográfico, "sei lá que palavra uso pra descrever" tudo o que sinto por ele. Acredito que esse é o grande culpado por eu ser tão apaixonada por cinema como sou hoje em dia. Sem dúvidas uma das maiores obra-primas nacionais, se não for a maior. Acho esse filme muito superior a "Tropa De Elite" ou "Cidade de Deus".

E podem usar todos os termos técnicos e intelectuais que quiserem, mas nunca aceitarei que "A Vida é Bela" ganhou o Oscar no lugar dele. Inclusive, acredito que tenha sido a primeira premiação a qual prestei atenção. Lembro como se fosse hoje, a raiva que senti, como fiquei inconformada com a derrota.

Eu tinha 10 anos quando assisti a esse filme pela primeira vez, e ele me tocou tão profundamente! Não sei se talvez por minha idade ser próxima ao do menino e eu compartilhar do medo de perder os pais. Talvez.

Mas o roteiro tem uma delicadeza de sentimentos e uma brutalidade da realidade do país, que formam uma história que por cima pode até parecer simples, mas tem muito mais conteúdo enraizado do que parece. É a cara do Brasil. A pobreza, a simplicidade, o sofrimento do povo que vem tentar a sorte nas capitais e também daqueles que ficam no interior do país.

A fotografia reforça essa "secura" de sentimentos e de vidas sofridas, as cores quase todas em tons pastéis, compatível ao Sertão brasileiro.

Fernanda Montenegro dando o melhor de si; o melhor de uma atriz que já está em um patamar elevado naturalmente.

Só de assistir ao trailer quando estava procurando para colocar aqui, me arrepiei e os olhos lacrimejaram ao ouvir a música tema.

Obra-prima. Mais um brazuca entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: MARAVILHOSO


Ficha Técnica: IMDb


Comentários

  1. Natália Ranhel adorei seu blog, é muito bom saber que existe gente por ai que ainda sabe apreciar a arte, gostaria de dizer que também sou muito fã do cinema em geral. Particularmente tenho uma queda pelos filmes franceses, e pelo que vi na sua descrição já deu para sentir a ‘’gravidade do problema”perfeitamente... Bom to deixando esse comentário porque por um toque do destino acabei encontrando seu vídeo no youtube, falando sobre o filme meia-noite em Paris e por ser um filme que eu adoro me chamou atenção e foi ai que conheci você, adorei sua crítica por sinal maravilhosa realmente você teve a visão que poucos costumam ter em relação ao meia-noite em Paris e você poderia ter falado de outros aspectos do filme, mas em síntese você captou a idéia principal e eu gosto muito disso...parabéns pela crítica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carolina! Fiquei com o ego inflado agora hehehe Quanto aos vídeos, acabo tentado ser mais suscinta pq se não vira longa metragem de comentário sobre o filme, e mesmo assim os vídeos ficam compridos demais ainda.

      Quais filmes franceses você gosta? Eu não lido muito bem com o estilo deles, pra mim é muita conversa, e mto rápida, pro meu gosto =P Mas isso é em relação a poucos que vi, ainda quero conseguir quebrar essa barreira. ;)

      Excluir
  2. nesse exato momento estou vendo seu vídeo sobre harry potter part2...e realmente to surpressa pois eu tenho 16 anos e a maioria dos jovens da minha idade não sabe como se expressar e diria que a maioria tem até um certo ponto um preconceito por parte dos filmes do harry potter, e vendo o vídeo agora realmente me surpreendo com a simples forma que você se dirige em relação ao filme, a história em si e muito bom vê isso, no caso o contrário que a maioria acha do harry, você foi brilhante...agora quanto aos filmes franceses um dos meus prediletos são "o concerto" do diretor Radu Mihaileanu, tendo como atriz principal Mélanie Laurent que particularmente amo essa atriz, muito talentosa ela tambem ja retrelou com brad pitt em bastardos imglórios em fim uma atriz maravilhosa, ela sem dúvida nenhuma expressa muita beleza e emoção nesse filme "O Concerto" tenho certeza que você vai adorar isso se ja não assistiu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou marcar no meu Filmow para assistir então! Obrigada pela indicação! :)

      Excluir

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...