A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça

poster filme  a lenda do cavaleiro sem cabeça
título original: Sleepy Hollow
gênero: Terror
duração: 105 min
ano de lançamento: 1999
estúdio: Paramount Pictures
direção: Tim Burton
roteiro: Washington Irving, Kevin Yagher, Andrew Kevin Walker
fotografia: Emmanuel Lubezki
direção de arte: Rick Heinrichs


1799. No vilarejo de Sleepy Hollow uma série de crimes começam acontecer. Para resolver o caso chamam um detetive excêntrico de Nova York, porém seus métodos de investigação serão postos a prova quando um dos principais suspeitos é um ser sobrenatural.

Eu tinha por volta de 11 anos quando assisti esse filme, imagine então o medo que eu sentia. Hoje em dia percebo o quanto ele poderia ser macabramente engraçado, com um certo toque trash.

Tim Burton é um ótimo diretor para esse gênero, ele consegue aplicar à seus filmes um ar soturno que ninguém mais consegue. Visualmente é fácil de identificar quais filmes foram dirigidos por ele, parecem seguir uma mesma linha de locação, iluminação e escala de cores. Vide "Noiva Cadáver" e "Edward Mãos de Tesoura", por exemplo.

Além disso ainda vemos a mais do que bem casada parceria entre esse diretor e Johnny Depp, novamente. Eles devem ter sido gêmeos siameses em outra vida, pois os filmes de um foram feitos pro tipo de interpretação do outro e vice-versa.

Outro destaque é Christina Ricci, que nasceu para filmes de terror. Acho estranho quando a vejo em outros gêneros.

Com toda a sua excentricidade, Tim Burton conseguiu mudar o gênero terror, de uma maneira boa. Super recomendo para quem curte o estilo - de filme e do diretor.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

  1. Adorei sua crítica, eu já assisti ao filme e inclusive tenho em casa... Sempre gostei dos trabalhos do Tim, eu diria até acrescentando suas palavras a respeito dele, que o Tim realmente é um mestre no que faz sempre em todos os seus trabalhos você pode ver o quão genial ele pode ser, é o tipo de diretor que sabe reconhecer seu ponto forte naquilo que faz e explora isso da maneira mais perfeita possível, quanto ao Depp meu deus ele é um ator realmente maravilhoso, Tim e Depp nasceram um pro outro... Ambos são geniais e seus universos se combinam, admiro-os muito mesmo. Parabéns pela crítica perfeita.

    ResponderExcluir
  2. Ja nessa critica, parece que eu divergi bastande você. Eu tambem critiquei o filme no meu blog, mas achei longe de ser otimo. No maximo uma boa distração, e achei que Christina Ricci praticamente repetiu o estilo de Wednesday da Familia Addams. Enfim! Opiniões são opiniões, provavelmente você não concordaria com a minha critica tambem ^^"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi esse filme em uma época em que era fissurada por Tim Burton, talvez por isso não tenha conseguido ser imparcial. hauhaua

      Mas vamos combinar, a Christina Ricci nunca mais conseguiu se livrar da família adams.Incorporou pro resto da vida! hauha

      Excluir
  3. esse filme é realmente ótimo quem ñ gosta é meio retardado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...