O Menino do Pijama Listrado

poster filme o menino do pijama listrado
título original: The Boy i the Striped Pajamas
gênero: Drama
duração: 94 min
ano de lançamento: 2008
estúdio: Miramax Films
direção: Mark Herman
roteiro: John Boyne, Mark Herman
fotografia: Benoît Delhomme
direção de arte: Razvan Radu, Szilvia Ritter


Durante a 2ª Guerra Mundial, o patriarca de uma família - e comandante do exército - é designado a mudar de Berlim para Auschwitz com sua família. Lá, o filho mais novo Bruno, começa a explorar o terreno em volta da casa e acaba fazendo amizade com um menino que mora do outro lado da cerca.

Baseado no livro homônimo, é um filme que te leva para ver um lado mais inocente da guerra. Mas é exatamente ai que nasce o único problema do filme, a origem no livro. Quem leu sabe do que estou falando, achei a história muito mais tocante e melhor elaborada no papel. Me emocionei muito mais no final no livro, que inclusive quase me fez chorar no metrô - lágrimas que segurei para não saírem dos olhos e passar vergonha.

Tudo no filme é muito triste? É. As imagens são lindas, com uma fotografia meio nostálgica? Sim. Porém, provavelmente se só tivesse visto o filme, teria gostado mais.

Para mim acabou faltando alguns detalhes importantes e outros que davam uma graça a mais a história, como Bruno chamando o Führer de "o Fúria" ou Auschwitz de "Haja-Vista".

Não senti tanta pena de sua ignorância sobre os fatos, por sua pouca idade, no filme como senti no livro.

É um filme bonito e triste, mas recomendo mais o livro.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...