O Artista

poster filme o artista
título original: The Artist
gênero: Romance
duração: 100 min
ano de lançamento: 2011
estúdio: Le Petite Reine
direção: Michel Hazanavicius
roteiro: Michel Hazanavicius
fotografia: Guillaume Schiffman
direção de arte: Gregory S. Hooper


George Valentin é um consagrado ator do cinema mudo, mas a chegada do filme sonoro o afundará no esquecimento. Enquanto isso uma figurante será empurrada para o sucesso.

Filme feito em 2011, mudo e preto e branco. E aí vi a chance de realizar um sonho: ver um filme dessa categoria, que sempre amei, nas telonas. E posso dizer que foi uma experiência inesquecível.

As interpretações são fiéis aos elencos da década de 20 e 30, o preto e branco parece bem próximo a textura antiga também.

O roteiro é completamente metalinguagem, o filme dentro do filme, um filme que conta a história do cinema. Assim como fez "Cantando na Chuva", mas enquanto um é mais musical e comédia o outro é mais uma homenagem.

A caracterização pesa muito, mas Jean Dujardin tem cara de galã das antigas e sua escolha foi muito bem feita para o papel.


[SPOILER/] A cena em que Valentim está tendo pesadelos com a mudança do cinema e aí ele sonha que está em seu camarim e ao mexer os objetos e eles fazem barulho, mas ele não consegue falar. Foi uma ótima maneira de mostrar a transição e a falta de capacidade do personagem de migrar e ainda resumir em uma cena o choque inicial daquele que assistiram filmes falados pela primeira vez. [\SPOILER]


CLASSIFICAÇÃO: MARAVILHOSO


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

  1. Adorei a sua visão sobre o filme! Sou apaixonado por cinema mudo, e estou muito interessado em assistir a este longa!

    Obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
  2. Aliás, este é um dos meus favoritos: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=EZ995ub3aXc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai! Até arrepiei quando abri o link! É um dos meus favoritos do Chaplin, lindo e emocionante demais! Vá ver esse filme que vale muito a pena pra quem já curte o estilo, principalmente.

      Excluir
  3. Ainda não tenho opinião pois não vi esse filme, porém mais uma vez gostei do seu vídeo, sem falar que fiquei bem feliz com a sua crítica.

    Um abraço pra você Natália. ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...