segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O Golpista do Ano


título original: I Love You Phillip Morris
gênero: Comédia
duração: 102 min
ano de lançamento: 2009
estúdio: Europa Corp. 
direção: Glen Ficarra, John Requa
roteiro: Glen Ficarra, John Requa
fotografia: Xavier Pérez Grobet
direção de arte: Helen Harwell

Steven é um homem que tem um trabalho modesto, um casamento feliz e vai a igreja freqüentemente. Após um grave acidente ele resolve assumir sua homossexualidade e mudar totalmente sua vida.Porém, a vida que deseja é muito cara, e para vivê-la passa a se sustentar de pequenos golpes.
Disseram que a história é baseada em fatos reais, eu queria as fontes. Sempre suspeito de filmes que dizem isso, me parecem querer alavancar um roteiro fraco com o argumento que é uma história de verdade. Um ponto que achei interessante é o namorado do personagem principal ter o mesmo nome de uma empresa de cigarros, Phillip Morris.
A história de um golpista pode render um bom roteiro, mas não foi o que vi aqui. Achei tudo muito passado por cima, ele consegue dar os golpes facilmente. Por exemplo, em um momento da história ele se passa por advogado, chega até a ir a um tribunal, mas como ele chega a esse ponto sem ninguém desconfiar? Outra coisa, ele volta a cadeia onde esteve preso como advogado e ninguém o reconhece? Forçado é a palavra que define.
Jim Carrey de gay não me convenceu nem um pouco. Não que tenha que ser aquela interpretação escandalosa e estereotipada, de jeito algum. Mas achei que parecia mais que ele se fingia ser gay para tirar vantagem dos rapazes, apesar da realidade ser outra. A melhor atuação do filme é de Ewan McGregor.
Talvez por ser um ator brasileiro, Rodrigo Santoro, aparece em destaque na capa do DVD nacional, mas conforme você vai vendo o filme percebe que ele é um personagem secundário.
Provavelmente eu tivesse gostado mais se o filme estivesse na prateleira certa. O peguei na de comédia, e definitivamente esse filme é tudo menos uma comédia, mesmo o Empire o definindo como : "A melhor comédia do ano". Isso só faz me faz pensar em uma coisa - 2009 foi muito ruim em produção de comédias para esse ser considerado o melhor.

CLASSIFICAÇÃO: RUIM

Poster e Ficha Técnica: IMDb

Nenhum comentário:

Postar um comentário