Monsieur Verdoux

poster filme mounsier verdoux
título original: Monsieur Verdoux
gênero: Comédia
duração: 124 min
ano de lançamento: 1947
estúdio: Charles Chaplin Productions
direção: Charles Chaplin
roteiro: Charles Chaplin, Orson Welles
fotografia: Roland Totheroh
direção de arte: John Beckman


Baseado em uma história real, Mounsieur Verdoux é um homem que, após perder seu emprego no banco, faz de seu ganha pão o famoso golpe do baú. Ele usa de seu charme para conquistar senhoras de idade e ricas, apodera-se de seu dinheiro e as mata antes de partir para outro investimento.

Estranhamento. Essa é a melhor palavra para descrever minha primeira reação ao começar assistir esse filme. Não pelo fato de ver Charles Chaplin falando, porque esse choque superei ao ver "O Grande Ditador", mas por vê-lo pela primeira vez em um papel totalmente desvinculado de Carlitos.

A atuação exageradamente clássica dos filmes mudos deixa espaço para algo mais contido, mas não deixa de dar pinta em algumas partes - afinal, não seria Chaplin se não fosse assim. Mas parece que se perde um pouco o brilho dessa grande figura, não sendo um filme mudo. Amo produções do gênero e acho as interpretações teatrais fantásticas!

Outro ponto a destacar é o fato de que o roteiro foi produzido em parceria com Orson Welles, uniram dois gênios da época em uma única produção!

Não está entre meus filmes favoritos de Charles Chaplin, mas sem dúvida vale a pena assistir, pois foge dos padrões, é divertido e tem um roteiro fluido e interessante - sem contar a crítica social feita nos momentos finais do filme, muito bem colocada.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...