quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O Franco Atirador


título original: The Deer Hunter
gênero: Guerra
duração: 182 min
ano de lançamento: 1978
estúdio:  EMI Films, Universal Pictures
direção: Michael Cimino
roteiro: Michael Cimino, Deric Washburn
fotografia: Vilmos Zsigmond
direção de arte: Ron Hobbs, Kim Swados
edição: Peter Zinner


Três amigos, que trabalham em uma siderúrgica de uma pequena cidade industrial dos EUA, comemoram no mesmo dia o casamento de um deles e a despedida dos três, que partirão em pouco tempo como recrutas ara a guerra do Vietnã. Lá, eles são maltratados física e psicologicamente, sendo forçados a participar de roletas russas que os fazem repensar no que estão fazendo de suas vidas.
Quer entender um pouco mais o que foi a guerra do Vietnã? Nesse filme você encontra a maneira perfeita de "viver na pele" o que os combatentes viveram em uma das guerras que tiveram mais feridos psicológicos de todos os tempos.
Robert De Niro passa bem a figura de alguém perturbado psicologicamente, não tanto quanto em "Taxi-Driver" mas muito bem mesmo assim. Christopher Walken está muito diferente! Novinho e muito magro, consegue ter uma cara mais andrógina e robótica do que nos dias atuais, sua loucura no final do tempo transborda a tela. Meryl Streep não aparece tanto, quase sendo secundária, mas não menos importante. O elenco é o que mais segura o filme.
Mesmo sendo muito impactante - principalmente nas cenas de roletas russas e mesmo todo os traumas da época sendo muito bem representados, achei o roteiro prolongado demais. Muitas cenas dispensáveis, a história poderia ser passada sem perder nenhum detalhe em 1h40 de filme sem precisar das 3 horas que essa obra tem, o que o torna um pouco cansativo.
Foi marcante e impressionou muito, mas se fosse eu a diretora, resumiria um pouco, se prolongou sem acrescentar muita coisa. Talvez a intenção fosse que o incomodo e a tensão do filme se arrastasse, passando essa sensação na carne do telespectador.
Assistam e se preparem para aguentar cenas fortes.

CLASSIFICAÇÃO: BOM

Poster e Ficha Técnica: IMDb

Um comentário:

  1. Eu me senti um pouco estranho o tema deste filme e eu encorajo-vos a vê-lo, porque eu vi um filme na HBO tema semelhante, seu nome é “American Sniper”, altamente recomendado. Voltando a esta história crer na verdade para pendurar obras muito bem momentos especialmente severamente tensas de ação.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.