Gritos e Sussurros

poster filme gritos e sussurros
título original:Viskningar Och Rop
gênero:Drama
duração:1 hr 30 min
ano de lançamento: 1972
estúdio: Cinematographica AB / Svenska Filminstituet
direção: Ingmar Bergman
roteiro: Ingmar Bergman
fotografia: Sven Nykvist


Em uma casa no campo, uma mulher muito doente recebe cuidados de duas irmãs e de uma empregada que perdeu a filha recentemente, e dá a ela todo o carinho possível. Dentro desse ambiente de amor e tristezas, lembranças e imaginações tomam conta das pessoas.

A históriade Gritos e Sussurros é toda baseada nas emoções, boas ou ruins, dessas mulheres. É muita informação emocional para um filme só. Praticamente um tratado psicológico. Conflitos, dramas interiores, frustrações. Tudo condensado em uma hora e meia.

Grande parte do filme e rodado em tons pastéis, mas algumas cenas são em tons vermelhos - o que dá ao desenrolar da trama mais tensão psicológica.

Para aqueles que analisam filmes do ponto de vista artístico, esse pode ser um prato cheio - e talvez por isso esteja entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

Mas eu não consigo ver só por esse lado, só por todo o conteúdo intelectual inserido. Cinema pra mim, antes de tudo, é uma maneira de entretenimento e de descansar a cabeça da vida real. Não consegui isso com esse filme, na verdade só fui ficando a cada minuto mais estressada e angustiada. Sim, é essa a intenção, mas isso me deixou muito incomodada.

A falta de trilha sonora foi outro ponto, que reforçou bastante a idéia principal do roteiro, mas me deixou muito cansada. Terminava o dia, mas não terminava a 1h30 de filme.

Para os poucos e bons que querem apreciar a obra de arte e depois ficar filosofando sobre a natureza humana, os percalços da vida e seus dramas psicológicos, é uma ótima pedida.

Para todo o resto que, assim como eu, buscava entretenimento com conteúdo, não recomendo.


CLASSIFICAÇÃO: PÉSSIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

  1. Eu sou fã de Bergman mas não vou xingar não. Acho que o único filme dele que consegui ver mais de uma vez foi Morangos Silvestres.

    ResponderExcluir
  2. ufaa @jornaltupy =) assim q se abre um diálogo sobre um assunto q duas pessoas discordam. Conheço mta gente q gosta, mas eu ñ consigo. Ps.: se tivesse me xingado eu ñ teria publicado o comentário hauah

    ResponderExcluir
  3. Você mostra incoerência no seu post. Você disse que o filme causa stress e angústia, por que esse é objetivo dele. Oras, se o cineasta conseguiu passar essa sensação, parabéns para ele! Você não pode deixar que apenas o seu gosto pessoal faça classificar uma obra linda como essa com um "PÉSSIMO".

    ResponderExcluir
  4. Ô Santista malaa viu! Tinha quer ser discipulo do Neymar ahuahua mas a ideia é separar as coisas, como arte muitos podem achar maravilhoso, mas como disse no post, como entreteimento - q era o q eu buscava - é péssimo =)

    ResponderExcluir
  5. eu tambem não gostei desse, quando eu terminei de assistir, o que veio a minha cabeça foi "e daí?". o filme pode até ter todo esse fundo psicologico, mas é muito distante e não disperta o interesse do espectador. Não é pq eu não entendi, tem varios filmes que eu não entendo por inteiro e adoro (alguns do lars von trier por exemplo). E esse negocio de que o diretor conseguiu o objetivo dele não tem nada a ver, quer dizer então que se eu fizer um filme com o objetivo de ser o pior do mundo e conseguir isso, eu mereço palmas? claro que não

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu comentário Caio! Falou tudo!

    ResponderExcluir
  7. concordo com vc, o filme pode ter uma intenção boa, mas eu ficava contando os minutos pro filme acabar. tive q parar 2 vezes até conseguir terminar (e olha q eu sou resistente)

    mesmo assim, quero ver outros filmes dele, pq não é possível q um cara q inspirou woody allen (como todo mundo diz, q ele imita bergman) possa ser tão chato e desinteressante.

    ResponderExcluir
  8. Ana assiste Morangos Silvestres, bem melhor! É outra coisa! Gostei mais de O Sétimo Selo do que de Morangos, mas esse último é mais fácil de digerir =)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...