A Onda

Opa! Natália, o que aconteceu por aqui? Tá tudo fora do lugar que você costuma colocar! Calma gente, hoje resolvi fazer algo diferente. Como esse longa de 2008 foi feito com base em um curta de 1981, resolvi comentar os dois juntos. Então vou fazer a crítica primeiro e ao final estarão as fichas de cada um, trailer, poster e tudo que vocês tem direito.

Ambas histórias partem do seguinte tema: um professor que, para ensinar sua matéria, resolve fazer um experimento com a turma que acaba saindo do controle.

No curta americano, um professor em uma aula sobre o nazismo é questionado "Se os nazistas eram minoria, por que os alemães não fizeram nada para impedi-los?". Ele então passa a praticar atitudes do regime que colocam ordem na classe mas ao mesmo tempo criam um tipo de grupo separatista na escola.

No longa alemão, um professor de história, que queria dar aula sobre Anarquia acaba sendo transferido para a turma de Autocracia. Quando um aluno se coloca dizendo que, por já terem passado por isso, a Alemanha nunca voltará a ser ditatorial, ele resolve fazer um experimento colocando em prática na turma as características do sistema.

Ambos são baseados em uma história real que aconteceu em uma escola da Califórnia em 1967.

Nos dois roteiros é mostrado claramente como é fácil controlar massas e manipular a opinião de jovens que ainda buscam no coletivo um objetivo de vida, uma posição perante a sociedade de fazer o melhor ao mundo; e como deixam de ter sua individualidade pelo interesse de uma comunidade.

Com 20 anos de diferença entre as duas produções, não há como comparar qualidade e técnica de filmagem.

Já a interpretação, fico com o mais recente. Particularmente sou fã de filmes alemães, pelo menos todos que vi até hoje gostei muito. Além de os considerar mais expressivos.

O curta é mais objetivo na parte da influência de massas enquanto o longa tende a ser mais chocante, de uma maneira que acredito ser talvez dispensável mas mais adaptado ao que vem sendo produzido nessa década. Os finais são diferentes, fico com o final do professor do longa mas com a palestra dada no curta.

Ambos são uma lição de história, de sociedade, de comportamento em comunidade. Recomendo muito que assistam os dois.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


poster curta a onda

Título Original: The Wave
Gênero: Drama
Duração: 46 min
País:USA
Ano:1981
Direção:Alex Grasshof
Roteiro: Ron C. Jones, Todd Strasser


Poster e Ficha Técnica: Jam Station


Curta no Youtube: Parte 1, Parte 2, Parte 3, Parte 4, Parte 5


poster filme a onda

Título Original: Die Welle
Gênero: Drama
Duração: 107 min
País:Alemanha
Ano: 2008
Direção:Dennis Gansel
Roteiro: Dennis Gansel, Todd Strasser, Peter Thorwarth


Poster e Ficha Técnica: IMDb

 

Comentários

  1. Se você é fã de filmes alemães, certamente vai gostar de Edukators. É ótimo! Ah, e o cláááásico Christiane F.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...