Amnésia

poster filme amnésia
título original:Memento
gênero:Drama
duração:2 hr 0 min
ano de lançamento: 2001
estúdio: Newmarket Capital Group / Team Todd
direção: Christopher Nolan
roteiro: Christopher Nolan, baseado em estória de Jonathan Nolan
fotografia: Wally Pfister


Após a mulher ser violentada e morta, marido passa a sofrer de amnésia recente. Ele só recorda de memórias anteriores ao assassinato e não consegue gravar as coisas novas que lhe acontecem. Mesmo assim ele parte em busca de vingança a procura do assassino.

Antes de qualquer coisa, talvez eu solte alguns spoilers durante meus comentários, me desculpem mas não tem como não ser assim, esse filme é complexo demais para fazer uma crítica superficial.

Para começar, Amnésia não segue uma ordem cronológica padrão. Mas também não é daqueles que começa do final, aí volta lá pro começo e segue a história normal. Ou conta duas histórias paralelas e em algum ponto as une. Nada disso.

Começa sim pelo final, mas ele volta até o começo. A primeira cena acontece como se tivesse voltando a imagem, inclusive fiquei com medo de que o filme todo fosse assim - ia ser muita coisa pro meu cérebro. Mas não, depois as cenas correm "normais". O que acontece é: rola uma cena, ai muda pra "outra" história, depois quando volta pra história principal conta a cena anterior a que tinha passado primeiro até chegar no início dessa e vai assim até acabar.

O filme é contado do final para o começo. É uma loucura!

Já gostava bastante dos trabalhos que tinha conhecido do Christopher Nolan, sempre que comentava alguma coisa dele alguém me dizia "Assiste Memento que aí você vai gostar mais dele". E foi o que aconteceu.

Não, eu não entendi completamente o filme, alguns pedaços ainda ficaram confusos pra mim, mas acredito que assim seja. É aquele tipo de história que você precisa assistir umas 2 ou 3 vezes para compreender por completo, no mínimo.

O elenco está de parabéns! Super bem casados com seus personagens, principalmente Guy Pearce - que antes, quando via algo com ele, ficava o filme TODO lembrando de "Priscila, A Rainha do Deserto". Pela primeira vez o desvinculei desse filme.

Um comentário a parte: venho tentado pegar esse filme faz um tempo, mas nas outras locadoras que fui sempre falavam:

_ Pegaram emprestado e "esqueceram" de devolver.

Então, não alugue esse filme - inclusive porque vai ser difícil de achar mesmo - compre logo de uma vez porque vai ser necessário ver mais de uma vez, mas não só pela necessidade, mas porque você vai querer ver e rever e rever até pegar todos os detalhes.

Uma história envolvente, um elenco de primeira, uma narrativa incrível. É confuso? Sim, mas de uma maneira que apaixona e vicia. Ah! E obviamente está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: MARAVILHOSO


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

  1. Concordo com você é maravilhoso realmente já vi e revi umas 5 vezes esse filme pelo menos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...