segunda-feira, 27 de junho de 2011

Amnésia

título original:Memento
gênero:Drama
duração:2 hr 0 min
ano de lançamento: 2001
estúdio: Newmarket Capital Group / Team Todd
distribuidora: Newmarket Capital Group / Summit Entertainment
direção: Christopher Nolan
roteiro: Christopher Nolan, baseado em estória de Jonathan Nolan
produção: Jennifer Todd e Suzanne Todd
música: David Julyan
fotografia: Wally Pfister
figurino: Cindy Evans
edição: Dody Dorn

Após a mulher ser violentada e morta, marido passa a sofrer de amnésia recente. Ele só recorda de memórias anteriores ao assassinato e não consegue gravar as coisas novas que lhe acontecem. Mesmo assim ele parte em busca de vingança a procura do assassino.
Antes de qualquer coisa, talvez eu solte alguns spoilers durante meus comentários, me desculpem mas não tem como não ser assim, esse filme é complexo demais para fazer uma crítica superficial.
Para começar, o filme não segue uma ordem cronológica padrão. Mas também não é daqueles que começa do final, aí volta lá pro começo e segue a história normal. Ou conta duas histórias paralelas e em algum ponto as une. Nada disso.
Começa sim pelo final, mas ele volta até o começo. A primeira cena acontece como se tivesse voltando a imagem, inclusive fiquei com medo de que o filme todo fosse assim - ia ser muita coisa pro meu cérebro. Mas não, depois as cenas correm "normais". O que acontece é: rola uma cena, ai muda pra "outra" história, depois quando volta pra história principal conta a cena anterior a que tinha passado primeiro até chegar no início dessa e vai assim até acabar. 
O filme é contado do final para o começo. É uma loucura!
Já gostava bastante dos trabalhos que tinha conhecido do Christopher Nolan, sempre que comentava alguma coisa dele alguém me dizia " Assiste Memento que aí você vai gostar mais dele". E foi o que aconteceu.
Não, eu não entendi completamente o filme, alguns pedaços ainda ficaram confusos pra mim, mas acredito que assim seja. É aquele tipo de história que você precisa assistir umas 2 ou 3 vezes para compreender por completo, no mínimo.
O elenco está de parabéns! Super bem casados com seus personagens, principalmente Guy Pearce - que antes, quando via algo com ele, ficava o filme TODO lembrando de "Priscila, A Rainha do Deserto". Pela primeira vez o desvinculei desse filme.
Um comentário a parte: venho tentado pegar esse filme faz um tempo, mas nas outras locadoras que fui sempre falavam:
_ Pegaram emprestado e "esqueceram" de devolver.
Então, não alugue esse filme - inclusive porque vai ser difícil de achar mesmo - compre logo de uma vez porque vai ser necessário ver mais de uma vez, mas não só pela necessidade, mas porque você vai querer ver e rever e rever até pegar todos os detalhes.
Uma história envolvente, um elenco de primeira, uma narrativa incrível. É confuso? Sim, mas de uma maneira que apaixona e vicia. 

CLASSIFICAÇÃO: MARAVILHOSO

Poster e Ficha Técnica: IMDb

Um comentário:

  1. Concordo com você é maravilhoso realmente já vi e revi umas 5 vezes esse filme pelo menos.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.