Invictus

poster filme invictus
título original:Invictus
gênero:Drama, Biografia
duração:2 hr 14 min
ano de lançamento: 2009
estúdio: Warner Bros. Pictures / Spyglass Entertainment / Revelations Entertainment / Mace Neufeld Productions / Malpaso Productions
direção: Clint Eastwood
roteiro: Anthony Peckham, baseado em livro de John Carlin
fotografia: Tom Stern
direção de arte: Tom Hannam e Jonathan Hely-Hutchinson


História real. Após a queda do apartheid e da posse como presidente de Nelson Mandela, esse personagem tão peculiar da história do mundo é retratado fora dos padrões. No ano em que a África do Sul sediou a Copa Mundial de Rugby ele aparece movendo todos os esforços para juntar seus compatriotas por uma única paixão: o esporte.

Se fosse ficção pareceria só mais um filme cheio de clichês e bem morno sobre racismo e segregação, mas é aí que entra a diferença, porque ele não é. Só de pensar que tudo isso aconteceu de verdade me arrepio inteira (tudo bem, talvez de uma maneira menos romanceada, mas aconteceu).

A trilha sonora é outro ponto alto. Usando e abusando das músicas tribais africanas, que eu acho lindas inclusive, o filme ganha mais pontos e consegue nos imergir mais ainda na atmosfera do país naquela época.

A cena onde disputam com o time mais famoso de rugby, o All Blacks da Nova Zelândia, vemos outra representação cultural muito bacana: a dança de guerra - Haka - que eles costumam fazer antes dos jogos para assustar os adversários.

Como sempre,e cada vez mais, me impressionei com Morgan Freeman que deu um show de interpretação ficando idêntico ao seu personagem.

Uma história cheia de ensinamentos e moral. Sobre política, esporte, sociedade e respeito ao próximo.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e ficha técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...