sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Guerra ao Terror

título original:The Hurt Locker
gênero:Drama
duração:2 hr 11 min
ano de lançamento: 2009
estúdio: First Light Productions / Kingsgate Films / Grosvenor Park Media
distribuidora: Summit Entertainment / Imagem Filmes
direção: Kathryn Bigelow
roteiro: Mark Boal
produção: Kathryn Bigelow, Nicolas Chartier, Mark Boal e Greg Shapiro
música: Marco Beltrami e Buck Sanders
fotografia: Barry Ackroyd
direção de arte: David Bryan
figurino: George L. Little
edição: Chris Innis e Bob Murawski

Na guerra do Iraque, um grupo específico de soldados trabalha com o desarmamento de bombas. Quando o especialista do grupo morre, é enviado um substituto com muito mais sangue frio e que tem no seu trabalho uma forma de encontrar emoção e adrenalina, o que o torna um pouco viciado na atividade em busca de emoção e o leva a ser considerado irresponsável pelo resto do grupo.
Mais um filme sobre guerra, só que talvez um pouco mais interessante por se pautar em um assunto ainda em voga. O que pode estragar um pouco a temática é aquela tendência de fazer um filme nem um pouco imparcial, mostrando como sempre os estadunidenses como mocinhos salvadores da história.
A quase falta total de trilha sonora dá um tom de tensão maior, principalmente nas cenas em que o desarmamento de uma bomba está acontecendo. Mas ao mesmo tempo deixa o desenvolvimento arrastado e cansativo, o que não se percebe pelo trailer onde o filme parece ter muita ação (e isso não acontece).
Sai um pouco do padrão de filmes de guerra onde, as vezes, não sabemos nem quem está brigando com quem. Mas mesmo assim não achei tanta coisa como andavam dizendo.
A temática é sim superior ao de Avatar, que é muito comercial, porém não achei tão merecedor da quantidade de Oscars que recebeu, principalmente de Melhor Filme.
No ponto de vista da diversão e lazer sem dúvida Avatar é melhor que esse filme. Em todos os outros requisitos acham que eles empatam e nenhum foi tão maravilhoso pra ganhar o destaque que ganhou no Oscar.

CLASSIFICAÇÃO: BOM

Poster e Ficha Técnica: IMDb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.