quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O Conformista

Título Original: The Conformist
Gênero: Drama
Duração: 107 min
Ano de Lançamento: 1970
País: Itália, Franca e Alemanha
Distribuidora: Paramount
Produção: Mars Film, Marianne Productions, Maran Film
Direção: Bernardo Bertolucci
Roteiro: Bernardo Betolucci, Alberto Moravia

Um rapaz aceita trabalhar para Mussolini, após se apaixonar por uma moça vão passar a lua de mel em Paris, onde também é designado a vigiar um professor que fugiu da Itália assim que os fascistas tomaram o poder.
A história descreve o fascismo e sua polícia secreta que ficava espalhada por toda a Europa. A maneira como o personagem principal vai se conformando com tudo, aceitando sem confrontar a realidade é muito interessante. Aí conseguimos ver bem a alienação a favor de algo que talvez não fosse muito bem compreendido por aqueles que acabavam colaborando com o fascismo.
Que me lembre esse é o único filme que assisti com Bertolucci de diretor. Vi "Era Uma Vez no Oeste" mas nesse ele é somente roteirista, então não dá para comparar os estilos.
Não sei como são nos outros filmes, mas nesse em específico achei meio lento demais para o meu nível de agitação normal. Não que isso faça com que o filme fique ruim, afinal a maneira que é conduzida o registro de uma parte tão importante da história italiana é muito válida. Mas pessoalmente,  como sou muito agitada, não consigo acompanhar por muito tempo um filme que não siga a minha maneira acelerada de ser. Só por isso não é um dos filmes que mais recomendaria.

CLASSIFICAÇÃO: BOM

Poster e Ficha técnica: IMDb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.