Ensaio Sobre a Cegueira

poster filme ensaio sobre a cegueira
título original:Blindness
gênero:Drama
duração:02 hs 00 min
ano de lançamento:2008
estúdio:O2 Filmes / Rhombus Media / Bee Vine Pictures
direção: Fernando Meirelles
roteiro:Don McKellar, baseado em livro de José Saramago
fotografia:César Charlone
direção de arte:Joshu de Cartier


De um momento para o outro, uma epidemia de "cegueira branca" atinge uma cidade inteira. Aos poucos, quando vai se espalhando, as pessoas vão sendo colocadas em quarentena mas os serviços do Estado começam a falhar e eles, sem enxergar, tem de lutar por suas necessidades básicas. Em meio a esse caos está a mulher de um dos cegos que não foi afetada pela doença, fingindo estar contaminada para ficar junto ao marido ela tem de conviver em um espaço onde a humanidade não existe mais.

Não vou nem entrar no mérito do livro, pois como sempre quem leu só fala como a obra original é melhor do que a filmada- inclusive preciso ler esse urgente.

Essa obra-prima de Saramago é um soco no estômago, uma maneira muito interessante de analisar o caos em que a sociedade vive e como caminha para ficar cada vez pior.

Gostei muito da maneira como Meirelles passou para a fotografia do filme a maneira leitosa em que os cegos enxergavam, a iluminação em excesso deu um ar meio ilusório e sonhador à fotografia.

Outro ponto que me deixou encantada foi a forma como grandes metrópoles foram misturadas, sem causar estranhamento, e montando uma cidade de mentira que poderia muito bem existir. Ver o Minhocão e a Ponte Estaiada de São Paulo totalmente vazios e silenciosos foi de arrepiar.

A sujeira, a bagunça e a desorganização marcam todo o desenvolver do filme, e a cada minuto que passa só fica pior. Algumas cenas definitivamente não são para quem tem estômago fraco, e o mais incrível foi que me disseram que essas cenas no livro conseguem ser pior.

Como li no site Filmow e acho que é o melhor descrição final para esse filme - José Saramago + Fernando Meirelles = Perfeito.


CLASSIFICAÇÃO: MARAVILHOSO


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...