Bye Bye Brasil

poster filme bye bye brasil
título original:Bye Bye Brasil
gênero:Comédia
duração:01 hs 45 min
ano de lançamento:1979
estúdio:Carnaval Unifilm / Gaumont / Aries Cinematográfica Argentina
direção: Cacá Diegues
roteiro: Cacá Diegues e Leopoldo Serran
fotografia:Lauro Escorel
direção de arte:Anísio Medeiros


Uma trupe de artistas ambulantes viajam o país todo levando suas apresentações a comunidades pobres, afastadas, e que ainda não televisão. A eles se juntam um casal no intuito de cruzar a Amazônia até chegar a Brasília.

Nessa época o cinema brasileiro ainda estava só na teoria e a prática deixava muito a desejar. Época das pornochanchadas, mesmo que a intenção conceitual do filme fosse boa o todo estraga. Muita putaria e cenas de nu sem um propósito, só para chamar público.

Sem contar que, quem em sã consciência, que tenha a intenção de fazer um bom filme, chama Fábio Junior para atuar? Ele podia até ser um rostinho bonito na época, mas passava longe de ser um ator. O único que faz valer alguma coisa nesse filme é José Wilker que é um senhor ator e dá um show com seu personagem tão caricato.

Se não fosse tão apelativo, a temática da saída do interior brasileiro em busca do sonho de crescer na vida faria o filme ter mais valor. Ainda assim, é visto como um filme cult e conceitual e por isso está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: PÉSSIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

  1. Pena e que voce nao seja capaz de ler para alem do obvio. Bye Bye Brasil e uma das melhores criticas de epoca dos anos 80: critica aos resultados da ditadura finalmente acabando, critica aos excessos da industrializacao, ao tratamento dos indios e dos negros no Brasil...e meu caro, as cenas de nu tem um proposito sim - o da liberdade, que faltou na nossa terra durante quase 20 anos. Quando nao souber o que dizer nao abra a boca!

    ResponderExcluir
  2. Pena q vc ñ tem tato suficiente para ver que comento os filmes aqui do ponto de vista de ENTRETENIMENTO e não no q está subjetivo na história.
    Vc pode ñ concordar com a minha opinião, respeito isso. Mas deveria respeitar a opinião dos outros. Ou se quer ser tão grosso pelo menos ser Homem ou Mulher suficiente de dar a cara pra bater e não comentar anônimo =D

    ResponderExcluir
  3. Assim como o anônimo eu acredito que as críticas do filmes foram bem feitas. Além da crítica à comunicação de massa, que ao alcançar o território todo nos anos 70, generalizou a cultural nacional. Depois da chegada das "espinhas de peixe", como é dito no filme, não havia mais espaço para a cultura regional. Fábio Jr. chama público, sua atuação é lamentável, mas o filme precisa vender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, é bom ver idéias contrárias dispostas a expor outro ponto de vista de maneira educada. :)

      Excluir

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...