Lolita - 1962

poster filme lolita 1962
título original:Lolita
gênero:Drama
duração:02 hs 32 min
ano de lançamento:1962
estúdio:Steven Arts Production / Anya / Harris-Kubrick / Transwood
direção: Stanley Kubrick
roteiro:Vladimir Nabokov, baseado em livro de Vladimir Nabokov
fotografia:Oswald Morris
direção de arte:William C. Andrews


Após se interessar por uma ninfeta de 14 anos, professor universitário se casa com a mãe dela só para estar próximo da garota. Quando a mulher morre ele resolve então seduzir a enteada, mas as coisas não saem exatamente como ele desejava.

Eu não duvido nada que a garota que fez a protagonista teve alguns bons anos de terapia após o filme; com um roteiro tão controverso, ainda mais naquela época e numa nação tão moralista como os EUA. Com apenas 16 anos Sue Lyon fez o papel que a consagrou para o resto da vida, uma ninfeta extremamente sensual envolvendo um homem muito mais velho.

Do fundo do meu coração tenho um certo problema com Stanley Kubrick, de amor e ódio. Tenho muito respeito pela revolução que ele fez no cinema. Gostei muito desse filme e toda as rachaduras da sociedade e provocações feitas a ela durante o desenvolvimento da história; outro que gostei muito foi "O Iluminado", mas mesmo respeitando toda a diferenciação dos filmes não consigo gostar de "Laranja Mecânica" e "2001:Uma Odisséia No Espaço".

Ainda estou aprendendo a me relacionar com esse gênio, mas com certeza esse filme foi um ponto positivo nisso. E está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

  1. tomara que aprenda a gostar, ele é meu diretor preferido e esse filme é lindo demais. A cena inicial é genial.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...