Ligações Perigosas

poster filme ligações perigosas
título original:Dangerous Liaisons
gênero:Drama
duração:02 hs 00 min
ano de lançamento:1988
estúdio:Warner Bros. / Lorimar Film Entertainment
direção: Stephen Frears
roteiro:Christopher Hampton, baseado em livro de Choderlos de Laclos
fotografia:Philippe Rousselot
direção de arte:Gabin Bocquet e Gérard Viard


Uma Marquesa, indignada por seu ex-marido querer casar com uma moça virgem, pede a seu ex-amante que a deflore antes do casamento. Mas o conquistador está interessado em outra moça que é casada, e demonstra ser muito religiosa e fiel. Para garantir a troca de favores, a Marquesa exige que ele conte a ela todos seus encontros por escrito. O grande problema é quando esses jogos de sedução começam a sair do controle dos dois.

O filme se passa no final do século 18 na alta sociedade da França. E qual seu intuito? Registrar não a bela vida que eles tinham, mas toda a podridão existente de baixo de tanta religiosidade, hipocrisia e moralismo.

Talvez um pouco apelativo para algumas pessoas, mas não deixa de mostrar bem como a falta de escrúpulos pode estar em qualquer área da sociedade.

O filme é bem interessante, mas o achei um pouco cansativo. Talvez o livro seja mais envolvente no ponto de vista do desenvolvimento da história, como ainda não o li não tenho como fazer essa comparação. Mas acredito que, por ser uma releitura de um livro clássico que está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

  1. De todas as avaliações lidas por mim no seu blog, esta é a que eu achei mais injusta. Esse filme é no mínimo ÓTIMO. As atuações são ótimas. Glenn Close e John Malkovich têm as melhores performances de suas vidas nesse filme, na minha opinião. E o melhor é que dá pra ver nas expressões deles o quanto foi prazeroso pra eles atuar juntos nesse confronto de personalidades. Eles são com certeza o grande trunfo do filme, mas a direção e o ritmo do filme também não me deixaram nada a desejar. O roteiro conseguiu extrair brilhantemente a narrativa de um romance epistolar, em que a história é toda narrada pela correspondência dos personagens. Por isso, acho o livro bem menos envolvente do que o filme.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...