A Dúvida

poster filme a dúvida
título original: Doubt
gênero: Drama, Suspense
duração: 104 min
ano de lançamento: 2008
estúdio: Goodspeed Productions
direção: John Patrick Shanley
roteiro: John Patrick Shanley
fotografia: Roger Deakins
direção de arte: David Gropman


Década de 60, um padre que apóia a modernização de Igreja Católica ingressa em um colégio tradicional e rigoroso que acaba de aceitar seu primeiro aluno negro. A diretora acredita no poder do medo para disciplinar. Certo dia, uma das irmãs vê o padre chamar esse menino para sua sala. A demasiada atenção que dá a ele passa a gerar suspeitas.

Que roteiro é esse! Trabalhado de uma maneira que te amarra no suspense do começo ao fim, ele questiona o racismo (não só dos EUA no período em que começou a excluir as leis de segregação mas de modo geral), o tradicionalismo da Igreja Católica e a tentativa de sua modernização e a pedofilia dentro das paróquias.

Os diálogos bem pausados, o decorrer um pouco arrastado da história dão ao filme como um todo o ambiente perfeito, a dúvida que se gera desde o começo - de o padre ter boas intenções com o garoto ou estar se aproveitando - faz com que não haja um momento de angústia e espera durante o desenvolvimento, além do desejo de que o filme acabe logo, não por ser ruim mas pela necessidade de descobrir quem está certo ou errado.

O show de interpretação de Meryl Streep e Philip Seymour Hoffman é maravilhoso, as cenas em que um contracena com o outro então são maravilhosas. Amy Adams também está bem, mas é Viola Davis que, com poucos minutos de filme, merece os parabéns por deixar uma atuação de primeira linha com falas marcantes.

A fotografia e trilha acompanham perfeitamente o estilo do roteiro.

Sem contar que a temática está muito bem inserida nos acontecimentos dos tempos atuais. Filme obrigatório.


Classificação: MARAVILHOSO


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...